sábado, 26 de setembro de 2009

Dia de Reflexão

É já amanhã que o povo vai às urnas e decidir o futuro do país. Mas não é só esse facto que torna este domingo num dia importante. Para os mais distraídos, é também o dia em que começam novas temporadas de várias séries de sucesso: Simpsons, Californication, Dexter...

Sendo assim este sábado torna-se num dia de reflexão a dobrar. Qual destas séries seguirei?

Muitos de vocês devem estar indignados de eu dar mais importância às séries do que às eleições. Mas se me acompanharem num exercício, verão que ambos estão interligados. Se não vejamos...

Californication:  Uma série que ou gera amor ou ódio. Ninguém fica indiferente. Tem muitos seguidores, os actores são da velha guarda e já andam nisto há muito tempo. Hank Moody tem o dom da palavra. Tem lábia, carisma, e até eu reconheço, um certo charme. Não é casado e tem uma filha. Está sempre envolvido em asneiras da grossa, mas mal ou bem lá consegue dar a volta. Passa a vida a 'f*der' toda a gente.

Simpsons: Uma série clássica, há mais de 20 anos no ar. Criou um género de comédia que agora é copiado por muitos outros. Apesar de tentar abordar temas actuais, a sua fórmula é um pouco antiquada e o seu humor apesar de ser aceitável, não evoluiu muito. Tem muitos seguidores fieis mas a grande maioria dos jovens prefere outro tipo de séries, com um humor mais irreverente. Os problemas familiares e da sociedade são os temas mais abordados por esta série. Já teve o seu auge de popularidade, mas agora os portugueses parecem interessados noutras coisas.

Dexter: Ganhou muitos espectadores, a grande maioria jovem. Não utilizam os métodos tradicionais para a promoção da série. Dexter Morgan é uma pessoa que gosta de parecer simpática, amável, simples mas que na realidade é exactamente o oposto.  As suas ideologias são retorcidas. Os seus métodos vão contra o sistema. É um justiceiro do povo. Até há pouco tempo vivia junto com a namorada. Não gosta muito dos clichés da sociedade. Apresenta-se como um Dr. Jekyll mas na realidade é e sempre será um Mr. Hyde.


Pondo as coisas neste modo, já da para perceber as semelhanças entre a política portuguesa e as séries norte-americanas. 

E vocês perguntam-me: Não me digas que vais basear o teu voto nas séries?
Não, mas digo-vos já que me identifico mais com as séries, do que qualquer político que vai a votos.

E já que aqui estamos, vejam lá se percebem de quem é que eu estou a falar lá em cima...

Sem comentários: