
Não, não estou a falar do lobisomem. Estou a fazer referência a uma figura mitológica urbana, que nunca pensei que pudesse existir.
Vendo bem até já tinha pensado, mas nunca pensei, isso sim, vê-lo ao vivo.
Mas vamos com calma.
Como todos sabem existem várias pessoas com problemas na fala. Problemas esses, que de certeza que têem um nome científico, mas que são mais fáceis de identificar se os definirmos assim:
- 'Sopinhas de Massa'
- 'Fanhosas'
- Pessoas que não dizem a letra 'L'
- Pessoas que troca a letra 'R' por um 'G'
Até aqui tudo bem. Pessoas destas todos nós conhecemos. Agora um pessoa com 2 problemas simultâneos na fala, é que se torna mais difícil. Mas há.
Comecemos pela funcionária do bar do IADE. Ela reunia as 2 primeiras características da lista. Sim isso mesmo, uma fanhosa sopinha de massa. Ou ao contrário, é como quiserem.
É preciso ter muito azar, sim senhor, mas percebe-se. Fala pelo nariz e cospe-se toda. É aceitável.
Agora uma pessoa que não diz os 'L' e ao mesmo tempo troca o 'R' pelo 'G', isso sim é um achado!
Mas hoje conheci-a. Foi um professor aqui do mestrado. Digamos que foi um bom exercício para controlar o riso. Pois imaginem-se na 1ª fila numa sala pequena e o prof. a dizer palavras e expressões como:
Naturaleza
Irregular
Al rededor
Garganta
e os meus favoritos:
Folcolórico
e
Colaboraran
Agora proponho um exercicio. Ponham-se 2 a 2. O primeiro tenta dizer estas palavras com os 2 problemas na fala e o segundo tenta não rir-se. Podem começar e quero isto acabado antes do final da aula.